A ABNT publicou a nova versão da norma ABNT NBR 15401:2014 - Meios de hospedagem

Por Luciana Gaspar Macrini

A ABNT publicou a nova versão da norma ABNT NBR 15401:2014 - Meios de hospedagem - Sistema de gestão da sustentabilidade - Requisitos, que revisa a norma ABNT NBR 15401:2006, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-54).

Esta Norma especifica os requisitos relativos à sustentabilidade de meios de hospedagem, estabelecendo critérios mínimos específicos de desempenho em relação à sustentabilidade e permitindo que um meio de hospedagem formule uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais, socioculturais e econômicos significativos.

Você empresário conhece a ABNT, para que serve e como ela pode agregar valor a sua empresa e seus serviços ?

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

A não existência de normas seria rapidamente notada. As normas contribuem para a maioria dos aspectos de nossas vidas – embora muito freqüentemente, essa contribuição seja invisível. É quando há uma ausência de normas que sua importância é sentida. Por exemplo, como consumidores ou usuários de produtos, logo perceberíamos quando os produtos não servissem por serem de baixa qualidade, por não caberem ou serem incompatíveis com equipamentos que usamos, por não serem confiáveis ou serem perigosos.

As normas ABNT contribuem para o desenvolvimento, fabricação e fornecimento de produtos e serviços mais eficientes e seguros. As normas ABNT também servem para salvaguardar consumidores e usuários em geral – de produtos e serviços – assim como para simplificar suas vidas. Quando as coisas vão bem – por exemplo, quando sistemas, máquinas, equipamentos e dispositivos funcionam bem e de forma segura – isso é porque estão em conformidade com as normas, e a organização responsável pelas cerca de 10000 Normas Brasileiras, que beneficiam a sociedade como um todo, é a ABNT.

ABNT também pode certificar seus produtos ou serviços, uma vez que ela garante o reconhecimento e a credibilidade dos seus programas de certificação de produtos, serviços, sistemas e pessoas, a Certificação da ABNT é uma possibilidade a mais de diferenciação no mercado, assegurando vantagens competitivas para seus clientes.

A certificação é uma modalidade de avaliação da conformidade realizada por uma organização independente das partes diretamente envolvidas na relação comercial. Certificar um produto, serviço ou sistema significa comprovar junto ao mercado e aos clientes que a organização possui um sistema de fabricação controlado, investe em treinamento de pessoal ou possui sistema de gestão ativo, garantindo que as atividades especificadas estão de acordo com as normas.

No próximo artigo falaremos um pouco mais sobre a certificação no turismo sustentável, ecoturismo e turismo de aventura. Bons negócios.

Fonte: ABNT

Copyright © 2014 Tradetur. Todos os Direitos Reservados.

Cadeado email    Desenvolvido por logo cbs