Você já ouviu falar em economia criativa ?

 Por Luciana Gaspar Macrini
 

Você já ouviu falar em economia criativa ? Foi participando de um evento que me despertei para o assunto. A partir daí comecei uma pesquisa sobre o assunto.

 Image-1-4

 

 

Para entendermos melhor, podemos falar que essa á a mais nove forma de traduzir um talento nato do brasileiro, a criatividade. Economia + criatividade = economia criativa. É também uma variação do termo indústrias criativas” muito usado atualmente, que engloba vários setores da economia que fazem receita e geram desenvolvimento com a criatividade.

Trilhando por este caminho, o turismo em busca da inovação e da competitividade traz como alternativa o turismo criativo. Criatividade e turismo fazem uma bela dupla quando sustentáveis. Afinal, o turismo é uma atividade econômica e como tal visa o desenvolvimento da localidade onde acontece e a geração de receitas.

Quando planejado e trabalhado as vertentes necessárias como a social, ambiental e econômica o turismo se torna um grande aliado para o crescimento. É a criatividade trabalhando em prol do desenvolvimento do país. Também podemos dizer que é uma questão de sobrevivência em se tratando de um mundo competitivo como o nosso, pois com a criatividade podemos desenvolver produtos diferenciados, inovadores para empresas, cidades e destinos turísticos. Produtos inovadores são acompanhados geralmente de sucesso e por consequência de maior atratividade.

A criatividade pode estar em qualquer situação, na história e cultura local, nas festas, em novas formas de vender um produto, no desenvolvimento de novos atrativos e até como o turista vivencia a experiência do turismo, deixando de ser um mero expectador para experimentar o local e como as comunidades vivem e realizam suas atividades cotidianas.

Alguns destinos já começam a se utilizar da criatividade para atrair mais turistas para sua região. Ao meu ver trata-se de uma estratégia de desenvolvimento econômico, de transformar a criatividade em oportunidade na cultura do mundo dos negócios como uma forma de potencializar o que temos de melhor.

Segundo o criador deste conceito, Greg Richards,  experiências criativas são “aquelas que são distintas, que mudam as pessoas, as envolvem e fazem com que as pessoas queiram retornar”.  Ele também destacou a diferença entre Turismo Criativo e Turismo de Experiência: Turismo Criativo é composto de experiências criativas, há interatividade. Já o Turismo de Experiência pode ser passivo. A diferenciação está no tipo de experiência.

Para um destino ser criativo, precisa oferecer experiências autênticas, que contribuam para o desenvolvimento pessoal do visitante. É necessário que haja envolvimento, engajamento para que sejam criadas relações entre a comunidade local e o turista. “O turismo criativo é um lugar para estar, seja para quem vive lá o tempo inteiro ou para o cidadão que permanece por um tempo”, definiu ele.

De acordo com Richards, o Turismo Criativo é possível ser feito por qualquer comunidade. “Há criatividade em qualquer lugar. A comunidade deve ser criativa, deve saber se relacionar com esse turista”, disse. E completou: O Brasil tem potencial para ser um destino criativo. E nós sabemos bem disso, o Brasileiro é um povo inovador que sempre busca alternativas para seus desafios.

Particularmente acabei descobrindo uma certa familiaridade com o trabalho de consultoria e o turismo criativo, pois mesmo sem conhecer esta definição já utilizava esta ferramenta intuitivamente.

Seja o nome que for, turismo criativo, inovador ou de experiência, ou mesmo, o uso da velha criatividade conhecida por nós brasileiros, vem de encontro com os desafios de um empresário de sucesso, que sempre tem que se reinventar para acompanhar o mercado e seus clientes, sempre em busca de algo novo que os surpreenda, nesta fábrica de sonhos capaz de transformar localidades, mais conhecida como turismo.

Referência Bibliográfica

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=164693&CRIADOR+DO+CONCEITO+DE+TURISMO+CRIATIVO+FALA+EM+CONFERENCIA

Copyright © 2014 Tradetur. Todos os Direitos Reservados.

Cadeado email    Desenvolvido por logo cbs