Turismo de voluntariado

7 1347x516O projeto da Tradetur de Turismo de Voluntariado ou de Volunturismo, tem como objetivo receber pessoas de outras regiões ou países interessadas neste tipo de atividade. Para melhor entendimento vamos esclarecer o que é Volunturismo ou Turismo de Voluntariado.

O Brasil é internacionalmente conhecido como um país turístico, com belas paisagens, riquíssima biodiversidade e de aspectos culturais, além de uma população super hospitaleira. Contudo, o Volunturismo traz o conceito de que não basta ser turista, tem que participar. Esta é a proposta deste tipo de turismo que vem crescendo mundialmente. O termo voluntourism vem do inglês volunteerism + tourism, ainda é recente no Brasil, mas vem conquistando aos poucos os turistas de todas as idades, que disponibilizam seu tempo durante as férias, para prestar serviços sociais e ajudar comunidades carentes pelo mundo.

Para a Corporation for National & Community Service, órgão do governo americano, este é um tipo de turismo que combina o setor sem fins lucrativos e o setor turístico (ou, pelo menos, deveria ser). Trata-se de servir enquanto se aprende sobre a comunidade de acolhida e seu povo. A Corporação acrescenta ainda, que não se trata de uma simples alternativa a uma viagem habitual, mas uma oportunidade para que os voluntários utilizem suas habilidades e interesses em um cenário pouco convencional, em beneficio de outros.

E, segundo David Clemmons, fundador da ONG Voluntourism.org, este combina o melhor das viagens – arte, cultura, geografia, patrimônio, meio ambiente e recreação – com a oportunidade de servir e melhorar o destino – sua população, lugares e peculiaridades.

Em resumo, o turismo voluntário, como tipologia turística, apresenta as características do trabalho voluntário, ao mesmo tempo em que possui as peculiaridades do turismo.

Copyright © 2014 Tradetur. Todos os Direitos Reservados.

Cadeado email    Desenvolvido por logo cbs